Carol of Front Door Delivery

Front Door Delivery was created by Carol (the sole owner and shopper) to enable our community to get anything delivered to your door while remaining within your budget. “It is my pleasure to provide…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




Olhares sobre Wesley Duke em Porto Alegre

O erótico e o profano na obra do artista paulistano em exposição na Fundação Iberê Camargo

A obra de Wesley Duke Lee nada mais é do que uma maneira de expressar um sentimento, a personalidade do artista, a visão sobre um tema da sociedade ou ela por inteiro. É o que vê em 38 quadros e pranchas no quarto andar da fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, na mostra Wesley Duke- A zona: A vida e a morte, que fica em cartaz até o dia 27 de outubro.

Com curadoria de Ricardo Sardenberg, a exposição conta com obras feitas nos anos 1960 pelo artista paulistano descendente de americanos por parte de pai, daí o sobrenome anglo-saxão.

De fato, as obras têm a mulher como ponto central. Uma em especial: Jean Harlow, sex symbol hollywoodiana dos anos 1930 (ela é tema central de 30 quadros da exposição). As pinturas de Wesley transmitem paixão, adoração e obsessão pela atriz estadunidense que faleceu tragicamente aos 26 anos. Os trabalhos trazem, em sua maioria, a atriz em poses sensuais e eróticas, até mostrando uma representação de suas partes íntimas. As imagens lembram também os filmes de Hollywood da época, sempre com a “donzela indefesa” e “o herói galã” ao seu lado.

Muitas das obras realmente aparentam terem algo de inacabadas. Em uma delas, apenas o cabelo ou o vestido da mulher estão representados. Em outras, vê-se frases escritas pelo autor em português e inglês. Há até mesmo dois desenhos que, aparentemente, não fazem sentido juntos, mas que estão no mesmo quadro.

Mas essa loucura ou alucinação transmitidas nas obras pode ter uma resposta. Segundo a curadoria da exposição, em texto apresentado no catálogo da exposição, todas essas obras foram feitas após as primeiras experiências de Duke Lee com o alucinógeno LSD. Wesley explica a importância dessa vivência em seus trabalhos no livro de Cacilda Teixeira, Wesley Duke Lee: um salmão na corrente taciturna. “O que virou tudo foi a experiência lisérgica. É, a gente tem que dizer essas coisas mesmo que seja proibido. Quando tomei o lisérgico é que saiu tudo isso aqui, do dia para a noite”, declarou o artista a sua biógrafa.

O artista Wesley Duke Lee. (foto/divulgação: Wesley Duke Lee Art Institute)

Mas como teria sido a recepção do público às obras de Wesley nos anos 1960, época do álbum de Jean Harlow agora exposto na Fundação Iberê Camargo? A resposta é facilmente imaginável: Duke Lee sofreu com a censura, principalmente nos anos da ditadura militar. Na Bienal de São Paulo, em 1965, o artista teve uma de suas obras censurada por apresentar pelos pubianos.

Pelo panorama sócio-político atual, tem-se a impressão de que talvez o artista teria as mesmas dificuldades hoje em dia, já que nos últimos tempos passamos a vivenciar “tentativas” de censura. Um exemplo disso foi o caso da exposição Queermuseu (polêmica abordada pela Beta Redação em setembro de 2017 — colocar hiperlink), ou recentemente o recolhimento de HQs que abordavam a diversidade, determinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB- RJ), na Bienal do Livro desse ano na cidade.

Fica claro, para quem visitar a exposição, que Wesley Duke Lee passeia constantemente por assuntos como o erótico e o profano, além de transitar por alucinações. Cabe ao público entender a importância (ou não) de discutir esses assuntos, mas sempre de forma livre.

Add a comment

Related posts:

Whipped cream.

I wanted to spend the rest of my sunsets with you because you found them extra romantic.. “Whipped cream.” is published by Aubrey Chayson.

Want to be an SRE? Join Glasswall!

The SRE team at Glasswall is looking for a new Junior member to help make all our production systems scalable, reliable and thrive! If you get a kick from engineering resilient solutions, automation…

Serenity Test Nedir?

Serenity test bir kan testidir ve anne üzerinde uygulanır. Bu test anne ve bebek sağlığı açısından herhangi bir risk faktörü içermez. Testin yapılış amacı, anne karnında bulunan bebeğin sağlığını…